Na vida não é sobre você, é sobre nós!
- Arpyiar Desenvolvimento Humano
- 11 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
Fala Visionários! Você sabia, que todas as nossas ações, tudo que falamos e fazemos, mesmo quando a linguagem não é verbal, consciente ou não, impacta negativamente ou positivamente a vida das outras pessoas que estão ao seu redor? Temos o poder de fazer, com que elas se sintam, as melhores e as mais importantes pessoas do mundo ou ao contrário também, as piores e as mais insignificantes pessoas do mundo. Faz ideia disso?
Só para você ter uma ideia, existem pessoas, que se sentem fortalecidas com a nossa presença, mas tem aquelas que se sentem enfraquecidas, impotentes, até vir a óbito! E por mais que cada um de nós, tenhamos o livre arbítrio, podemos ser coautores da jornada do outro. Mas antes que você possa pensar que isso é um drama, não é não, é apenas uma triste realidade, que estamos convivendo hoje, com as relações do nosso cotidiano... “A era do: só eu tenho razão! “ E pode ser que nós não estejamos nos dando conta, de que estamos sofrendo, sendo nós as vítimas de outras pessoas nesse momento ou que estejamos fazendo outras pessoas sofrerem em nossas mãos.
Quando estamos doentes, sofrendo ou seja, emocionalmente, fisicamente ou psiquicamente, podemos estar nos relacionando muito mal com o próximo e contudo, isso reduz a nossa capacidade cognitiva de interpretar os eventos da nossa vida diária com as convivências relacionais.
E apesar de, eu estar aqui dando ênfase a vida profissional, nada é muito diferente, quando trazemos esse contexto para a nossa vida pessoal, até porque um impactar no outro, tudo está nos relacionamentos, certo?
Bom, quero apenas com essa reflexão, focar no despertar de algo que adormecidos, não percebemos dentro de nós, que é a consciência de que não estamos sós, por mais que possamos acreditar nisso as vezes, pensar assim é uma ilusão que criamos, por medo e insegurança! Pense que todas as consequências, que podemos ter na vida, pelo nosso comportamento, quem estiver ao nosso lado, diretamente ou indiretamente, sofrerá também, no silencio em alguns casos.
Quando estamos infelizes no trabalho por exemplo, cansados ou exaustos com frequência, sofrendo de burnout (muitas vezes sem saber), tristezas, magoas (pelo que ouvimos, vemos ou esperamos), depressivos (diagnosticados ou não, vivendo com base de medicamentos, para suportar o dia a dia com as pessoas), angustiados por não saber bem o caminho a trilhar e o que fazer, sempre dando um jeito/desculpas, criando objeções, para fugir de pessoas (conflitos, podendo ter reações e visões sobre as pessoas, que nos fazem perder o tesão pela vida, desistindo fácil de pequenas coisas, sem alegria nas relações, movidos pela falta de fé na vida e em si próprio, em muitos casos...
Esperamos demais daqueles que não podem nos dar e negligenciamos frente aqueles que esperam de nós!
É preciso olhar para o lado, para cima ou para baixo, mesmo quando estamos machucados, feridos ou até desacreditados, e saber por que? Porque tendemos a olhar apenas para o nosso EU e sem perceber, perdemos a consciência, de que existem pessoas do nosso lado, e seja em que área da vida for, podendo elas, estarem olhando para nós e torcendo de alguma forma, para que possamos sair das situações desafiadoras em que nos encontramos e reviver a autoestima, a autoconsciência e a auto responsabilidade, para que possamos juntos, comemorar e assim poder doar a nossa melhor versão, para aqueles com quem convivemos.
Por isso que na vida, não é sobre você é sempre sobre nós!

Comments